Sabemos que com o lúdico a criança
demonstra sentimentos, desejos e angústias, elaborando questões vividas
diariamente. É na fase de seus primeiros seis ou oito meses de vida que o ser
humano forma hábitos, atitudes, valores e esquemas de raciocínio que vão traçar
as linhas mestras de sua personalidade.
Na prática pedagógica os jogos e brinacadeiras são como provedores de diferentes tipos de aprendizagem, onde as crianças rompem o círculo vicioso da escola para relacionar-se de forma mais agradável com os conteúdos. Despertam de forma prazerosa o gosto pelo aprender, construindo assim os saberes e valores sociais, essenciais á formação de sua cidadania.
Na prática pedagógica os jogos e brinacadeiras são como provedores de diferentes tipos de aprendizagem, onde as crianças rompem o círculo vicioso da escola para relacionar-se de forma mais agradável com os conteúdos. Despertam de forma prazerosa o gosto pelo aprender, construindo assim os saberes e valores sociais, essenciais á formação de sua cidadania.
De
acordo com Chateau ( 1987,p.14 ), é pelo “ brinquedo que crescem a alma e a
inteligência (...) uma criança que não sabe brincar, uma miniatura de
velho,será um adulto, que não sabe pensar”. Através da brincadeira, a criança
se apropria da realidade, criando um espaço de aprendizagem em que possa expressar,
de modo simbólico, suas fantasias, desejos, medos e sentimentos.
O
mundo do jogo, da brincadeira, é muitas vezes uma antecipação do mundo das
ocupações sérias . O jogo prepara para a vida, através dele, a criança
desenvolve sua autonomia, sua personalidade, preparando-se para aprendizagens
futuras.Assim, a infância é um período de aprendizagem necessário à idade
adulta.
Através
da brincadeira, a criança fantasia e coloca sua imaginação em ação,
estabelecendo uma relação entre o mundo interno e o mundo externo. Pois ao
mesmo tempo em que brincam, criam condições para separar esses dois mundos e
adquirir o domínio sobre eles.
Portanto
nós professores somos os responsáveis por proporcionar aos nossos alunos tempo,
espaço e diferentes formas de aprender, possibilitando a eles atividades
dinâmicas e prazerosas através das quais eles possam alcançar o desenvolvimento
e aprender com alegria.
Referência bibliográfica:
CHATEAU, Jean. O Jogo e a
Criança.Grupo Editorial Summus,1987.
ACADÊMICA
ELISANDRA TAUFER
03/11/2014
03/11/2014
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