Em seguida, no terceiro
capítulo, a autora traz os tipos de jogos, suas definições e contribuições para
o desenvolvimento da criança, pode ser considerado o capítulo mais interessante
do livro.
Além de trazer os tipos de jogos ele
propõe uma reflexão sobre como escolher os jogos e as brincadeiras para os
educandos de acordo com suas necessidades e interesses.
O jogo, como qualquer situação de
aprendizagem abange as áreas cognitiva, social, motora e afetiva, por esse
motivo é natural que os educandos apresentem dificuldades tais como: ansiedade,
competição exagerada, pouca reflexão sobre as regras, agitação motora, portanto
necessita de tempo suficiente, recursos e metodologias diversificadas.
Nesse capítulo, a definição de
diferentes autores são apresentadas em relação aos jogos. O mais interessante é
que ao final de cada explicação sobre o tipo de jogo, a autora traz sugestões
de jogos e referências sobre onde encontrá-los (obras) para que seja possível
aplicá-lo e utilizá-lo como recurso pedagógico.
No quarto e último capítulo a autora faz
um panorama sobre o brincar na educação, as questões da psicomotricidade e a
importância do movimento para o desenvolvimento da criança e os princípios
inerentes a construção de uma brinquedoteca.
A psicomotricidade é definida como o
controle mental sobre a expressão motora e afirma que a questão da afirmação da
lateralidade começar por volta dos 6 anos até sua culminância, por volta dos 10
ou 11 anos.
Esse conhecimento a respeito da
psicomotricidade só vem a colaborar com a utilização de jogos e brincadeiras
como recurso pedagógico para auxiliar no desenvolvimento psicomotor da criança.
Com relação a brinquedoteca, a autora
cita que “é um espaço preparado para estimular a criança a brincar,
possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um
ambiente especialmente lúdico.”
No capítulo há a citações sobre os
objetivos que deve ter uma brinquedoteca: valorizar os brinquedos e as
atividades lúdicas e criativas, possibilitar o acesso a variedade de
brinquedos, emprestar brinquedos, dar orientações sobre adequação e utilização
de brinquedos, dar condições para que as crianças brinquem espontaneamente,
criar um espaço de convivência que propicie interações espontâneas e
desprovidas de preconceitos, entre outros .
Por fim, a obra traz orientações
práticas sobre montagem e organização de uma brinquedoteca.
O que se pode verificar no livro é a
clareza com que apresenta os aspectos que são desenvolvidos na criança por meio do
jogo ou da brincadeira.
A autora não desenvolve o tema
referente a formação lúdica dos professores, mas defende essa proposta como
importante, tanto na formação inicial quanto continuada dos professores.
Referência Bibliográfica:
RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. A Ludicidade na Educação:
uma atitude pedagógica. Editora IBPEX2011. Páginas 27 a 79.
ACADÊMICO
CLEVER LUCIO AFFONSO
06/11/2014
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