segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Resenha do 3º e 4º capítulos do livro: “A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica”, da autora Maria Cristina Trois Dorneles Rau

            Em seguida, no terceiro capítulo, a autora traz os tipos de jogos, suas definições e contribuições para o desenvolvimento da criança, pode ser considerado o capítulo mais interessante do livro.
            Além de trazer os tipos de jogos ele propõe uma reflexão sobre como escolher os jogos e as brincadeiras para os educandos de acordo com suas necessidades e interesses.
            O jogo, como qualquer situação de aprendizagem abange as áreas cognitiva, social, motora e afetiva, por esse motivo é natural que os educandos apresentem dificuldades tais como: ansiedade, competição exagerada, pouca reflexão sobre as regras, agitação motora, portanto necessita de tempo suficiente, recursos e metodologias diversificadas.
            Nesse capítulo, a definição de diferentes autores são apresentadas em relação aos jogos. O mais interessante é que ao final de cada explicação sobre o tipo de jogo, a autora traz sugestões de jogos e referências sobre onde encontrá-los (obras) para que seja possível aplicá-lo e utilizá-lo como recurso pedagógico.
            No  quarto e último capítulo a autora faz um panorama sobre o brincar na educação, as questões da psicomotricidade e a importância do movimento para o desenvolvimento da criança e os princípios inerentes a construção de uma brinquedoteca.
            A psicomotricidade é definida como o controle mental sobre a expressão motora e afirma que a questão da afirmação da lateralidade começar por volta dos 6 anos até sua culminância, por volta dos 10 ou 11 anos.
            Esse conhecimento a respeito da psicomotricidade só vem a colaborar com a utilização de jogos e brincadeiras como recurso pedagógico para auxiliar no desenvolvimento psicomotor da criança.
            Com relação a brinquedoteca, a autora cita que “é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico.”
            No capítulo há a citações sobre os objetivos que deve ter uma brinquedoteca: valorizar os brinquedos e as atividades lúdicas e criativas, possibilitar o acesso a variedade de brinquedos, emprestar brinquedos, dar orientações sobre adequação e utilização de brinquedos, dar condições para que as crianças brinquem espontaneamente, criar um espaço de convivência que propicie interações espontâneas e desprovidas de preconceitos, entre outros .
            Por fim, a obra traz orientações práticas sobre montagem e organização de uma brinquedoteca.
            O que se pode verificar no livro é a clareza com que apresenta os aspectos que são  desenvolvidos na criança por meio do jogo ou da brincadeira.
            A autora não desenvolve o tema referente a formação lúdica dos professores, mas defende essa proposta como importante, tanto na formação inicial quanto continuada dos professores.

Referência Bibliográfica:

RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica. Editora IBPEX2011. Páginas 27 a 79.

ACADÊMICO

CLEVER LUCIO AFFONSO

06/11/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário