domingo, 7 de dezembro de 2014

Resenha do 1º capítulo do livro: “Pedagogia do Amor: a contribuição das de histórias universais para a formação de valores das novas gerações”, do autor Gabriel Chalita


No primeiro capítulo desta obra apreciável “Pedagogia do Amor: a contribuição das de histórias universais para a formação de valores das novas gerações”, de Gabriel Chalita pode-se perceber a importância dos valores e das virtudes para a sociedade, em que o autor apresenta a seus leitores de maneira divertida e simples através da contação de histórias sendo que, quando a sensibilidade das pessoas é tocada com as fantasias implícitas nas histórias, isso permite que elas fixem significativamente às sensações e sentimentos de modo encantador, assim gradativamente instigando as mesmas a cultivarem os bons sentimentos e valores, e principalmente colocá-los em prática no cotidiano.

Este capítulo intitulado “Era uma vez” apresenta o fascinante mundo do encantamento sobre as histórias, nas quais estão implícitos os valores em que de maneira atraente e prazerosa faz uma ligação entre a fantasia que esta latente através das personagens e dos acontecimentos no desenrolar da história com o mundo real do leitor estimulando-o a perceber certos princípios que são relevantes para a convivência na sociedade. 

Neste capítulo também é apresentado um resumo da análise que o autor realiza das dez histórias da literatura universal as quais fazem partes as seguintes: Sherazade e o valor do amor, Damón e Pitas e o valor da amizade, Dom Quixote e o valor do idealismo, Davi e Golias e o valor da coragem, Vidas secas, e o valor da esperança, Hércules e o valor do trabalho, Cinderela e o valor da humildade, O rei Salomão e o valor da sabedoria, O patinho feio e o valor do respeito, Estrela de jóias e o valor da solidariedade e Post-scriptum: A ópera, o maestro e os músicos.

Um aspecto muito importante o qual tem a necessidade de ser ressaltado é a necessidade de manter acesa nas pessoas os sentimentos de ternura, o encantamento e a pureza que estão mais explicitas na infância, porém precisam ser mantidos em todas as fazes da vida.
A leitura sempre irá nos transmitir algum ensinamento sendo para o  aprendizado, para o crescimento pessoal ou amadurecimento, pois os mistérios das histórias sempre despertam o interesse e a curiosidade das crianças e jovens, uma vez que vem ao encontro de suas emoções, dúvidas e inquietações.

Este livro tem grande relevância de leitura tanto para os pais como para os educadores, pois proporciona embasamento para que possam instigar em seus filhos, alunos a valorização dos valores e virtudes que as histórias transmitem, os quais se deixam levar pelo fascínio das belas palavras que os encantam nesse mundo imaginário de fantasias e expectativas em relação aos personagens, para então reavivar os sentimentos, valores e atitudes estimulando a esperança de ter um mundo melhor.

  Tem-se urgência de conscientizar os jovens com saberes humanitários para que não ocorra à inversão de valores, como está ocorrendo nos dias atuais. Como percebe-se na seguinte citação do autor:

“É nosso objetivo que este livro seja útil para pais, mães, professores e todas as pessoas comprometidas com o ato gratificante de formar, informar, transmitir saberes, lições e, principalmente, afeto – esse signo de deveria reger todos os relacionamentos, todas as ações, todos os vínculos. Afeto por se saber parte de algo maior. Afeto por se saber centelha divina e partícula de amor no espaço universal.” (p.15)

É preciso lutar contra a falta de amor, as injustiças e a desonestidade, que são estão presentes na sociedade e realizando um trabalho de conscientização e de resgate dos bons sentimentos, para que no futuro as crianças e os adolescentes possam desfrutar de uma vida mais humana.

Referencias
CHALITA, Gabriel. Pedagogia do Amor: a contribuição das de histórias universais para a formação de valores das novas gerações. São Paulo: Editora Gente, 2003. Páginas 9 a 16.


ACADÊMICA

CRISTIANE DA SILVA

07/12/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário