No primeiro capítulo desta
obra apreciável “Pedagogia do Amor: a contribuição das de histórias universais
para a formação de valores das novas gerações”, de Gabriel Chalita pode-se
perceber a importância dos valores e das virtudes para a sociedade, em que o
autor apresenta a seus leitores de maneira divertida e simples através da
contação de histórias sendo que, quando a sensibilidade das pessoas é tocada
com as fantasias implícitas nas histórias, isso permite que elas fixem
significativamente às sensações e sentimentos de modo encantador, assim
gradativamente instigando as mesmas a cultivarem os bons sentimentos e valores,
e principalmente colocá-los em prática no cotidiano.
Este capítulo intitulado
“Era uma vez” apresenta o fascinante mundo do encantamento sobre as histórias,
nas quais estão implícitos os valores em que de maneira atraente e prazerosa
faz uma ligação entre a fantasia que esta latente através das personagens e dos
acontecimentos no desenrolar da história com o mundo real do leitor
estimulando-o a perceber certos princípios que são relevantes para a
convivência na sociedade.
Neste capítulo também é apresentado
um resumo da análise que o autor realiza das dez histórias da literatura universal
as quais fazem partes as seguintes: Sherazade e o valor do amor, Damón e Pitas
e o valor da amizade, Dom Quixote e o valor do idealismo, Davi e Golias e o
valor da coragem, Vidas secas, e o valor da esperança, Hércules e o valor do
trabalho, Cinderela e o valor da humildade, O rei Salomão e o valor da
sabedoria, O patinho feio e o valor do respeito, Estrela de jóias e o valor da
solidariedade e Post-scriptum: A ópera, o maestro e os músicos.
Um aspecto muito importante
o qual tem a necessidade de ser ressaltado é a necessidade de manter acesa nas
pessoas os sentimentos de ternura, o encantamento e a pureza que estão mais
explicitas na infância, porém precisam ser mantidos em todas as fazes da vida.
A leitura sempre irá nos
transmitir algum ensinamento sendo para o
aprendizado, para o crescimento pessoal ou amadurecimento, pois os
mistérios das histórias sempre despertam o interesse e a curiosidade das
crianças e jovens, uma vez que vem ao encontro de suas emoções, dúvidas e
inquietações.
Este livro tem grande
relevância de leitura tanto para os pais como para os educadores, pois
proporciona embasamento para que possam instigar em seus filhos, alunos a
valorização dos valores e virtudes que as histórias transmitem, os quais se
deixam levar pelo fascínio das belas palavras que os encantam nesse mundo
imaginário de fantasias e expectativas em relação aos personagens, para então
reavivar os sentimentos, valores e atitudes estimulando a esperança de ter um
mundo melhor.
Tem-se urgência de conscientizar os jovens
com saberes humanitários para que não ocorra à inversão de valores, como está ocorrendo nos dias atuais. Como
percebe-se na seguinte citação do autor:
“É nosso objetivo que este livro seja útil para pais, mães, professores
e todas as pessoas comprometidas com o ato gratificante de formar, informar,
transmitir saberes, lições e, principalmente, afeto – esse signo de deveria
reger todos os relacionamentos, todas as ações, todos os vínculos. Afeto por se
saber parte de algo maior. Afeto por se saber centelha divina e partícula de
amor no espaço universal.” (p.15)
É
preciso lutar contra a falta de amor, as injustiças e a desonestidade, que são
estão presentes na sociedade e realizando um trabalho de
conscientização e de resgate dos bons sentimentos, para que no futuro as
crianças e os adolescentes possam desfrutar de uma vida mais humana.
Referencias
CHALITA, Gabriel. Pedagogia do Amor: a contribuição das de histórias universais para a
formação de valores das novas gerações. São Paulo: Editora Gente, 2003. Páginas
9 a 16.
ACADÊMICA
CRISTIANE DA SILVA
07/12/2014
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