segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Artigo: O ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS: CONTEXTO HISTÓRICO E DETERMINAÇÕES NACIONAIS


 INTRODUÇÃO
O presente artigo em como finalidade apresentar a proposta de trabalho implícita nos PCN’s. que são os norteadores nacionais de aprendizagem, trazem a base daquilo que se pretende.
No entanto, os mesmos Parâmetros, analisados primariamente, não permitem a compreensão profunda da intencionalidade do mesmo, pois são ricos de significação.
A análise dos PCN’s permite-nos vislumbrar as diversas possibilidades do ensino das Ciências Naturais, pois põem o indivíduo no centro da aprendizagem, compreendendo sua relação com o meio e com ele mesmo.
Igualmente trata da prematuridade do ensino de ciências em nossas escolas e de seu desenvolvimento dentro de nossas escolas .
Assim cabe ao professor  carregar de significado as aprendizagens desenvolvidas, a fim de que as mesmas possam  efetivamente colaborar para o desenvolvimento da cidadania de nossos alunos.












O ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS: DETERMINAÇÕES NACIONAIS

 OBJETIVOS GERAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

            Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam os objetivos a serem atingidos na área de ciências no ensino fundamental, deseja-se que os alunos sejam capazes de, minimamente, perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente. Além disto, conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.
            Sendo assim, o objetivo do ensino das Ciências Naturais é colocar o indivíduo no entro de sua aprendizagem, como responsável por seu desenvolvimento cognitivo. 












BREVE HISTÓRICO DO ENSINO DE CIENCIAS NATURAIS: FASES E TENDENCIAS DOMINANTES
O ensino das Ciências Naturais é relativamente recente,  até a Lei de Diretrizes e Bases n. 4.024/61: aulas de Ciências Naturais eram ministradas apenas nas duas últimas séries do antigo curso ginasial. A lei trouxe a obrigatoriedade do ensino da disciplina a todas as séries ginasiais.
A partir de 1971, com a Lei n. 5.692, passou a ter caráter obrigatório nas oito séries do primeiro grau. Porém o ensino das Ciências Naturais  era pura transmissão de conhecimentos nada se opunha à verdade científica;
Com o decorrer do tempo, atividades práticas foram sendo incorporadas e se tornaram importante elemento para a compreensão de conceitos, no entanto ainda na se questionava os mesmos.
Posteriormente iniciou-se o “Método científico”. Que consistia em  identificar problemas a partir de observações, levantar hipóteses, testá-las, refutá-las e abandoná-las quando fosse o caso, trabalhando de forma a tirar conclusões. Contudo o Método científico não garantia a aquisição do conhecimento científico, era somente ma metodologia que confirmava aquilo que á se sabia.
Com a compreensão de que o ensino das Ciências Naturais deve proporcionar ao aluno o entendimento de que ele é um ser ativo e por isto transformador atualmente trabalha-se na seguinte perspectiva: “Ciência, Tecnologia e Sociedade” promovendo-se uma discussão das implicações políticas e sociais da produção e aplicação dos conhecimentos científicos e tecnológicos, tanto em âmbito social como nas salas de aula.
“Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.” PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS.  Ciências naturais: Ensino de primeira à quarta série, I. Título. Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1997.7p.
Estas proposições são fundamentos básicos do o ensino das Ciências Naturais, no ensino fundamental e estão de acordo com os PCN’S.

POR QUE ENSINAR CIENCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL:
Ciências Naturais e cidadania
O ensino das Ciências Naturais, no ensino fundamental colabora parar a compreensão do mundo e suas transformações, favorece que o aluno reconheça o homem como parte do universo e como indivíduo, portanto é responsável pelo meio em que vive. Desta forma, realiza questionamentos acerca do que vê e ouve e através destes, amplia seus conhecimentos o acerca dos fenômenos da natureza, compreendendo os modos de intervir e utilizar seus recursos porém,  não deixando de refletir questões éticas nas relações entre Ciência Sociedade e Tecnologia. Sendo assim, é instigado na busca soluções para fazer atuais, como: Industrialização intensa, Urbanização concentrada, Conhecimentos científicos e tecnológicos, Sofisticação da medicina científica, Teleinformática.
“É importante que se supere a postura “cientificista” que levou durante muito tempo a considerar-se ensino de Ciências como sinônimo da descrição de  seu instrumental teórico ou experimental, divorciado da reflexão sobre o significado ético dos conteúdos desenvolvidos no interior da Ciência e suas relações com o mundo do trabalho.” “Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.” PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS.  Ciências naturais: Ensino de primeira à quarta série, I. Título. Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1997.22p.

Somente desta forma, como abordam os PCN’s  o aluno irá compreender que ao mesmo tempo que se busca soluções para problemas como,  buraco na camada de ozônio, ainda se produz a bomba atômica, não se soluciona a fome, as doenças endêmicas não controladas e as decorrentes da poluição. A associação entre Ciência e Tecnologia amplia o conhecimento, ou a busca pelo mesmo, tornando-se um ser  mais presente no cotidiano e modificando, cada vez mais, o próprio mundo.





APRENDER E ENSINAR CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Aprender e ensinar são ações complementares, os alunos têm ideias acerca do seu corpo, dos fenômenos naturais e dos modos de realizar transformações no meio, estes modelos respeitam  uma lógica interna,e vem  carregados de símbolos da sua cultura. Convidados a expor suas ideias para explicar determinado fenômeno e a confrontá-las com outras explicações, eles podem perceber os limites de seus modelos e a necessidade de novas informações; estarão em movimento de ressignificação.
Portanto o ensino das Ciências Naturais, no ensino fundamental, deve respeitar as hipóteses dos alunos e usá-las como base para que os mesmos reconheçam a necessidade de ampliar seus conhecimentos.
“As teorias científicas oferecem modelos lógicos e categorias de raciocínio, um painel de objetos de estudo — fenômenos naturais e modos de realizar transformações no meio —, que são um horizonte para onde orientar as investigações em aulas e projetos de Ciências.” PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS.  Ciências naturais: Ensino de primeira à quarta série, I. Título. Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1997.27p.
Desta forma, no momento da avaliação, o erro é um elemento que permite ao aluno entrar em contato com seu próprio processo de aprendizagem, perceber que há diferenças entre o senso comum e os conceitos científicos e é necessário saber aplicar diferentes domínios de ideias em diferentes situações.








OBJETIVOS GERAIS DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
O ensino das Ciências Naturais, no ensino fundamental deve levar o aluno a compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive, assim, identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica. A partir daí, formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar.
Desenvolvidos estes conceitos científicos básicos, saber utilizá-los associados a energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida, combinando leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;
Porém, como não vivemos isoladamente, é necessário valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.
No entanto, é necessário que se compreenda a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva zelar pelo bem individual e coletivo.
 Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem.
Esta é a proposta estabelecida pelos PCN’s, no entanto, cada escola deve adequar-se a mesma, a fim de dar conta a esta , assim percebemos que cada escola, ano/série, turma, adéqua seus objetivos a suas peculiaridades.
“Reconhecer seu próprio corpo, relacionando suas ações com as interações que acontecem no ambiente e as consequências da mesma. PLANO DE ESTUDOS –5º ANO, E.E.E.F. JOÃO BLOS “





OS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Os conteúdos das Ciências Naturais,  não serão apresentados em blocos, mas em blocos temáticos, dada a natureza da área, porém, a complexidade  se dará de acordo com o nível em que se encontra a turma. A organização em blocos temáticos propicia que os conteúdos não sejam tratados como assuntos isolados. Os blocos indicam perspectivas de abordagem e organização aos conteúdos sem se configurarem como padrão rígido, pois possibilitam estabelecer diferentes sequências internas aos ciclos, tratar conteúdos de importância local e fazer conexão entre conteúdos dos diferentes blocos, das demais áreas e dos temas transversais.
“Os temas em Ciências podem ser muito variados, pois há assuntos sobre o ser humano e o mundo que podem e devem ser investigados em aulas de Ciências Naturais ao longo do primeiro grau. Existem temas já  consagrados — como água, poluição, energia, máquinas, culinária. Tratados como temas, esses assuntos podem ser vistos sob os enfoques de diferentes conhecimentos científicos nas relações com aspectos socioculturais.” PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS.  Ciências naturais: Ensino de primeira à quarta série, I. Título. Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1997.34p.

São quatro os blocos temáticos propostos para o ensino fundamental:
AMBIENTE
A partir do senso comum, os indivíduos desenvolvem representações sobre o meio ambiente e problemas ambientais, geralmente pouco rigorosas do ponto de vista científico. É papel da escola provocar a revisão dos conhecimentos, valorizando-os sempre e buscando enriquecê-los com informações científicas.
SER HUMANO E SAÚDE
Portanto, o conhecimento sobre o corpo humano para o aluno deve estar associado a um melhor conhecimento do seu próprio corpo, por ser seu e por ser único, e com o qual ele tem uma intimidade e uma percepção subjetiva que ninguém mais pode ter. Essa visão favorece o desenvolvimento de atitudes de respeito e de apreço pelo próprio corpo e pelas diferenças individuais.
RECURSOS TECNOLÓGICOS

Este bloco temático comporta discussões acerca das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, no presente e no passado, no Brasil e no mundo, em vários contextos culturais. As questões éticas, valores e atitudes compreendidos nessas relações são aspectos fundamentais a investigar nos temas que se desenvolvem em sala de aula. A origem e o destino social dos recursos tecnológicos, as consequências para a saúde pessoal e ambiental e as vantagens sociais do emprego de determinadas tecnologias são exemplos de aspectos a serem investigados.
A escolha de conteúdos, também neste bloco temático, deve ser cuidadosa, para que seja estimulante e de real interesse dos alunos, para que sirva à sua aprendizagem, respeitando o amadurecimento correspondente a cada faixa etária e levando à aprendizagem de procedimentos, ao desenvolvimento de valores, à construção da cidadania.
            De acordo com o Plano de Estudos do 5º ano da E.E.E.F. João Blos os conteúdos são divididos em três eixos principais, são eles: Ser humano e saúde, Vida e Ambiente, Ciência, Tecnologia e Sociedade.
            Para que haja uma abordagem adequada de cada conteúdo é necessário que a cada nível se de o devido enfoque, por isto, no primeiro ciclo, que compreende primeiro, segundo e terceiro ano, a que se observar a o ensino das ciências, na seguinte perspectiva desde o início do processo de escolarização e alfabetização, os temas de natureza científica e técnica, por sua presença variada, podem ser de grande ajuda, por permitirem diferentes formas de expressão. Não se trata somente de ensinar a ler e a escrever para que os alunos possam aprender Ciências, mas também de fazer usos das Ciências para que os alunos possam aprender a ler e a escrever.








OBJETIVOS  DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA O PRIMEIRO CICLO
No primeiro ciclo do ensino fundamental espera-se que os alunos sejam capazes de estabelecer relações entre características e comportamentos dos seres vivos e condições do ambiente em que vivem, valorizando a diversidade da vida. Observar e identificar algumas características do corpo humano e identificando alguns comportamentos nas diferentes fases da vida, no homem e na mulher,aproximando-se à noção de ciclo vital do ser humano e respeitando as diferenças individuais. Organizar e registrar informações por meio de  desenhos, quadros, esquemas, listas e pequenos textos, sob orientação do professor, analisando-as e elaborando suas conclusões, pois a base do ensino de ciências é a interação.

















CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA O PRIMEIRO CICLO
AMBIENTE
A observação direta ou indireta de diferentes ambientes, a identificação de seus componentes e de algumas relações entre eles, bem como a investigação de como o homem se relaciona com tais ambientes, permite aos alunos uma primeira noção e a diferenciação de ambiente natural e ambiente construído.
SER HUMANO E SAÚDE
O bloco “Ser humano e saúde” aborda neste ciclo os primeiros estudos sobre as transformações durante o crescimento e o desenvolvimento, enfocando-se as principais características — relativas ao corpo, aos comportamentos e às atitudes — nas diferentes fases da vida.
            De acordo com a proposta curricular  da E.M.E.F. PRESIDENTE VARGAS , o aluno do primeiro ciclo, no bloco temático Ser Humano e Saúde, deve: adotar e valorizar hábitos saudáveis em prol de melhor qualidade de vida.
RECURSOS TECNOLÓGICOS
A transformação da natureza para a utilização de recursos naturais — alimentos, materiais e energia — é inseparável da civilização. Produtos industriais ou artesanais são partes do cotidiano.
A transformação da natureza para a utilização de recursos naturais — alimentos, materiais e energia — é inseparável da civilização. Produtos industriais ou artesanais são partes do cotidiano.
            Assim, deve-se desenvolver atividades que permitam que o aluno perceba a ação do homem na modificação do ambiente natural e suas consequências para  fauna, em especial a brasileira, sugerimos que seja trabalhado a questão dos animais brasileiros em extinção, desta forma sugerimos as seguintes atividades:
Também  não se pode esquecer de que, sendo as ciências a própria vida e suas ações, a de se convir que ela está diretamente ligada a realidade dos sujeitos que compõem o ambiente escolar, assim não há como pensar ciências desvinculada da realidade. Desta forma, há que se compreender o funcionamento de seu próprio corpo e as suas funções e necessidades.

Nada pode haver de mais significativo para sustentar a prática de um componente curricular do que seu próprio conhecimento, não de forma abstrata, mas refletindo a respeito do efeito de suas ações sobre o meio. Assim, reconhecer a importância da conservação  do meio e as implicações da falta de responsabilidade de suas ações, igualmente aliados as ações que se permite realizar.
Portanto é necessário ter bem presente os critérios de avaliação para o primeiro ciclo, que devem privilegiar o desenvolvimento de habilidades, tais como, identificar componentes comuns e diferentes em ambientes diversos a partir de observações diretas e indiretas, associando as aprendizagens, que passam pela observação, descrição e comparação de animais e vegetais em diferentes ambientes, relacionando suas características ao ambiente em que vivem. Buscando sempre informações mediante observações, experimentações ou outras formas, e registrá-las, trabalhando em pequenos grupos, seguindo um roteiro preparado pelo professor, ou pelo professor em conjunto com a classe. As mesmas devem passar por registros sequências de eventos observados em experimentos e outras atividades,identificando etapas e transformações.
Também  é fundamental que se identificar e descrever algumas transformações do corpo e dos hábitos — de higiene, de alimentação e atividades cotidianas — do ser humano nas diferentes fases da vida.
Também  é fundamental que se identifique os materiais de que os objetos são feitos, descrevendo algumas etapas de transformação de materiais em objetos a partir de observações realizadas.








OBJETIVOS  DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA O SEGUNDO CICLO
Os objetivos a serem desenvolvidos no segundo ciclo, abordam assuntos relativos as transformações sofridas no meio, suas consequências e implicações para a coletividade. Visam, caracterizar materiais recicláveis e processos de tratamento de alguns materiais do lixo — matéria orgânica, papel, plástico, etc. Da mesma forma que as  causas e consequências da poluição da água, do ar e do solo.
Identificar diferentes manifestações de energia — luz, calor, eletricidade e som — e conhecer alguns processos de transformação de energia na natureza e por meio de recursos tecnológicos.
Paralelamente, organizar e registrar as informações por intermédio de desenhos, quadros, tabelas, esquemas, gráficos, listas, textos e maquetes, de acordo com as exigências do assunto em estudo, sob orientação do professor.
Como cada escola trata particularmente sua forma de abordagem dos conteúdos, pode-se perceber que as abordagens podem ser distintas, porém a intencionalidade é a mesma.
“Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente; Compreender a natureza como um todo dinâmico.” PLANO DE ESTUDOS – 5º ANO E.E.E.F. JOÃO BLOS











CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA O SEGUNDO CICLO
 AMBIENTE
Os PCN’s preveem que o aluno desenvolva a habilidade reconhecer a diversidade de hábitos e comportamentos dos seres vivos relacionados aos períodos do dia e da noite e à disponibilidade de água.
Na E.E.E.F. João  Blos, em se Plano de Estudos, do 5º ano do Ensino Fundamental, pode-se observar, que embora mais abrangente a intencionalidade é a mesma:
“Impacto ambiental causado pelo ser humano.” PLANO DE ESTUDOS – 5º ANO E.E.E.F. JOÃO BLOS
            Da mesma forma  a E.M.E.F. Presidente Vargas, aborda o Eixo Temático mais amplamente.
“Compreender a natureza como um todo dinâmico.”PROPOSTA CURRICULAR- E.M.E.F. Presidente Vargas
             
SER HUMANO E SAÚDE
Compreender que o corpo humano em um funcionamento harmonioso, através do estabelecimento de relações entre os diferentes aparelhos e sistemas que realizam as funções de nutrição para compreender o corpo como um todo integrado: transformações sofridas pelo alimento na digestão e na respiração, transporte de materiais pela circulação e eliminação de resíduos pela urina.
RECURSOS TECNOLÓGICOS
Em conexão com os blocos “Ambiente” e “Ser humano e saúde”, desenvolvem-se estudos sobre a ocupação humana dos ambientes e os modos como o solo, a água e os alimentos são aproveitados mediante o desenvolvimento de técnicas.
            Com a mesma intencionalidade, as escolas desenvolvem sãs propostas, adequando necessidades e intenções.
Elipse: 14            “Refletir sobre questões éticas implícitas nas relações entre Ciência, Sociedade e Tecnologia.”PROPOSTA CURRICULAR E.M.E.F. PRESIDENTE VARGAS
Os recursos tecnológicos devem colaborar  para  que se possa contribuir  para o bem estar da comunidade, tratando assuntos como: Água, lixo, solo e saneamento básico, neste caso se deve buscar compreender as intervenções humanas na circulação e transformação dos materiais no ambiente. O destino do Lixo doméstico, suas possibilidade de reciclagem e reaproveitamento.
E importante salientar a necessidade de conhecer seu corpo, os resíduos que produz e elimina. Percebendo a necessidade de o saneamento básico ser seriamente encarado, a necessidade da água tratada, coleta de lixo e manutenção da saúde individual e coletiva.
Portanto, assuntos como captação e armazenamento da água, a forma como esta acontece e como é armazenada, da mesma forma que as doenças a ela vinculadas são imprescindíveis. Porém, não é somente a obtenção deste recurso que se necessita conhecer, é importante saber o destino e o tratamento que as mesmas recebem.
O lixo é um problema de ordem mundial e de responsabilidade individual, viso que cada um de nós deve trabalhar para que sua parte seja realizada com sucesso.  A coleta e tratamento de lixo devem ser amplamente debatidos. Conhecendo seus componentes do lixo em casa e na escola, as categorias de materiais, o destino do lixo e as possibilidades de reciclagem.
Os impactos das atividades humanas , merecem uma reflexão especial, pois, apesar do benefício que trazem, produzem impacto.A agricultura, o manejo do solo, o desmatamento e a consequente  infertilidade do solo e erosão. A criação de animais, a criação de pastagens, o pastoreio intensivo. A ocupação urbana que traz consigo a  impermeabilização do solo, as enchentes,e os  sistema de escoamento.
Da mesma forma, questões como o uso depredatório dos recursos naturais, a questão global, o uso de agrotóxicos, pesticidas, herbicidas e fungicidas, o impacto de resíduos tóxicos dos escapamentos de veículos e indústrias, assuntos que afetam  a dinâmica do planeta em seu equilíbrio.
Compreender  a variedade de equipamentos, máquinas, instrumentos e demais aparelhos utilizados para os mais diversos fins, nos ambientes urbanos ou rurais, conhecer seus nomes, para que servem e como servem ao homem,quais as fontes de energia que utilizam e quais transformações realizam. São conteúdos a serem abordados no segundo ciclo do ensino fundamental.

      Como forma de desenvolver estes conteúdos é importante que se proponha situações em que os alunos desenvolvam estas habilidades. Então, o ensino das Ciências é a forma de sistematizar o conhecimento do impacto das ações do homem sobre o meio ambiente, assim, como a compreensão dos fenômenos naturais, a necessidade de recursos tecnológicos e seus impactos. Deste modo os alunos compreendem e encontram justificativas para questões relacionadas aos fenômenos naturais e às transformações oriundas da ação humana. Dentro deste, propósito alcançar a compreensão de que não é o centro do universo, mas parte integrante do mesmo. Vislumbrando estes aspectos podemos destacar a compreensão de aspectos do Sistema Solar, porém é necessário que se perceba a influência do conteúdo em nosso cotidiano. Através de objetivos amplos como: Conhecer os astros que compõem o Sistema Solar. Compreender a proporção de tamanho entre os astros. Movimentos da Terra e suas consequências Calendário. Satélites naturais e artificiais, sendo que dos artificiais sua função.Construção de maquetes e mural explicativo.
Perceber-se como agente transformador do mundo em que vive e como tal reconhecendo-se em eterna construção, assim como o mundo onde se insere, o ensino de ciências permite ao aluno compreender que estamos em permanente evolução, construindo-nos e reconstruindo-nos, portanto o provar e contraprovar é constante em nossas vidas, o que faz com que aprendamos testar, retestar, elaborar, reelaborar. Neste sentido, acordamos que o trabalho relacionado à água é fundamental, podendo assim abranger: Gráfico de consumo de água nas residências dos alunos (através das contas de água). Dicas de economia de consumo. Estatísticas de consumo de água em cada ação doméstica. Poluentes. Proporção: Água salgada, Água congelada, Água doce, na natureza. Reaproveitamento de água: chuva, lavagem de roupas. Confecção de sabão com reutilização de azeite (Um litro de azeite polui aproximadamente um milhão de litros de água, ou o equivalente ao consumo de uma pessoa por quatorze ano).
            Para tanto avaliar as aprendizagens requer observar as mesmas, através de relatos que comprovem-nas, através de habilidades como: Comparar diferentes tipos de solo identificando componentes semelhantes e diferentes. Relacionar as mudanças de estado da água às trocas de calor entre ela e o meio, identificando a amplitude de sua presença na natureza, muitas vezes misturada a diferentes materiais. Relacionar solo, água e seres vivos nos fenômenos de escoamento e erosão. Estabelecer relação alimentar entre seres vivos de um mesmo ambiente.Aplicar seus conhecimentos sobre as relações água-solo-seres vivos na identificação de algumas consequências das intervenções humanas no ambiente construído.Identificar e localizar órgãos do corpo e suas funções, estabelecendo relações entre sistema circulatório, aparelho digestivo, aparelho respiratório e aparelho excretor. Identificar as relações entre condições de alimentação e higiene pessoal e ambiental e a preservação da saúde humana. Identificar e descrever as condições de saneamento básico — com relação à água e ao lixo — de sua região, relacionando-as à preservação da saúde.Reconhecer diferentes papéis dos microrganismos e fungos em relação ao homem e ao ambiente.Reconhecer diferentes fontes de energia utilizadas em máquinas e outros equipamentos e as transformações que tais aparelhos realizam. Organizar registro de dados em textos informativos, tabelas, desenhos ou maquetes, que melhor se ajustem à representação do tema estudado. Realizar registros de sequências de eventos em experimentos, identificando etapas, transformações e estabelecendo relações entre os eventos. Buscar informações por meio de observações, experimentações ou outras formas, e registrá-las, trabalhando em pequenos grupos, seguindo um roteiro preparado pelo professor, ou pelo professor em conjunto com a classe.

 














ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
Para que se tenha sucesso  no desenvolvimento do trabalho do ensino de ciências é importante observar  que se priorize algumas etapas como a problematização, a busca de informações em fontes variadas para se ter a maior veracidade possível, a observação, a experimentação, a análise de textos informativos, Sistematizando sempre os  conhecimentos obtidos. Trabalhando no sistema de Projetos: Definição do tema, escolha do problema, conteúdos e atividades necessárias ao tratamento do problema, intenções educativas ou objetivos, fechamento do projeto, avaliação.


















CONSIDERAÇÕES FINAIS
Sendo os PCN’s redigidos a dezessete anos, sabemos que as mudanças em nossa sociedade foram extremamente significativas neste período. Portanto a essência do trabalho com as Ciências Naturais na escola deve permanecer, porém com um enfoque mais desafiador, nas questões ambientais, tecnológicas e de saúde, as mudanças neste período e os recursos de que hoje dispomos divergem muito daqueles de dezessete anos atrás, portanto consideramos que uma readequação deveria ser feita em seus conteúdos e inclusive na subjetividade como serão tratados, para que se atenda às demandas atuais, sem que se deixe de lado questões importantes no que diz respeito ao desenvolvimento de habilidades.

















REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Ò  PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS.  Ciências naturais: Ensino de primeira à quarta série, I. Título. Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1997.136p.
Ò  PLANO DE ESTUDOS ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOÃO BLOS, 5º ANO- CAMPO BOM.

Ò  PROPOSTA CURRICULAR  ESCOLA MUNICIPALDE ENSINO FUNDAMENTAL PRESIDENTE VAGAS- CAMPO BOM.





ACADÊMICAS

CARINA DA SILVA
DRIELE FERNANDA NERY SEVERO

08/12/2014

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