No
capitulo intitulado “Vygotsky: uma abordagem histórico-cultural da educação
infantil” da co-autora Alessandra Pimentel, pertencente ao livro “Pedagogias da
infância: dialogando com o passado, construindo o futuro” apresenta o tema
relatando sobre a abordagem histórico-cultural da educação infantil. Pode-se
observa que as concepções que a autora expressa, estão vinculadas ao pensamento
Vygotskiano.
Para
este teórico o processo de construção do conhecimento, encontram-se na relação do
sujeito com o mundo social, determinado pela mediação.
A
partir disso juntamente com outros colaboradores, Vygotsky desenvolve os
princípios da teoria histórico-cultural, estabelecendo conceitos básicos para a
compreensão do desenvolvimento humano que é sócio-cultural, histórico e
interativo, em que no âmbito educativo destaca-se a
importância da aprendizagem para o desenvolvimento da criança.
Segundo
o teórico, a educação tem um papel transformador para a sociedade. Em sua visão
educativa, enfatiza dois conceitos principais que são: a formação das funções
psicológicas superiores e o desenvolvimento real e potencial da criança. Deste
modo incide a relação entre os processos de aprendizagem e desenvolvimento,
assim propondo que a zona de desenvolvimento proximal atua como referência para
nível de desenvolvimento real.
O
funcionamento da Zona de desenvolvimento proximal implica na relação entre o
nível de desenvolvimento real, ou seja, a capacidade da criança na solução de
problemas, e o nível de desenvolvimento potencial onde se encontram as funções
psicológicas em processo de maturidade.
Vygotsky
alega que ludicidade e aprendizagem contribuem influentemente no desenvolvimento.
Respectivamente como ocorre na atividade de aprendizagem, o lúdico gera zonas
de desenvolvimento proximal porque instiga a criança, na sua capacidade de
controlar seu comportamento e experimentar suas habilidades. Assim como afirmam
os teóricos da corrente histórico-cultural, o jogo é a atividade principal da
criança da educação infantil, ou seja, é o mediador das principais
aprendizagens que fazem parte do seu desenvolvimento.
Referências
PIMENTEL, Alessandra. Vygotsky: uma abordagem histórico-cultural da educação infantil.
In. FORMOSINHO, Julia O; KISHIMOTO, Tizuko M.; PINAZZA, Mônica A. (ORGS). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o
passado construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.
ACADÊMICA
CRISTIANE DA SILVA
07/12/2014
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