domingo, 7 de dezembro de 2014

Resenha do 9º capítulo do livro: “Pedagogias da Infância: dialogando com o passado, construindo o futuro”, das autoras organizadoras Oliveira-Formosinho, Kishimoto e Pinazza


No capitulo intitulado “Vygotsky: uma abordagem histórico-cultural da educação infantil” da co-autora Alessandra Pimentel, pertencente ao livro “Pedagogias da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro” apresenta o tema relatando sobre a abordagem histórico-cultural da educação infantil. Pode-se observa que as concepções que a autora expressa, estão vinculadas ao pensamento Vygotskiano.
Para este teórico o processo de construção do conhecimento, encontram-se na relação do sujeito com o mundo social, determinado pela mediação.
A partir disso juntamente com outros colaboradores, Vygotsky desenvolve os princípios da teoria histórico-cultural, estabelecendo conceitos básicos para a compreensão do desenvolvimento humano que é sócio-cultural, histórico e interativo, em que no âmbito educativo destaca-se a importância da aprendizagem para o desenvolvimento da criança.
Segundo o teórico, a educação tem um papel transformador para a sociedade. Em sua visão educativa, enfatiza dois conceitos principais que são: a formação das funções psicológicas superiores e o desenvolvimento real e potencial da criança. Deste modo incide a relação entre os processos de aprendizagem e desenvolvimento, assim propondo que a zona de desenvolvimento proximal atua como referência para nível de desenvolvimento real.
O funcionamento da Zona de desenvolvimento proximal implica na relação entre o nível de desenvolvimento real, ou seja, a capacidade da criança na solução de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial onde se encontram as funções psicológicas em processo de maturidade.
Vygotsky alega que ludicidade e aprendizagem contribuem influentemente no desenvolvimento. Respectivamente como ocorre na atividade de aprendizagem, o lúdico gera zonas de desenvolvimento proximal porque instiga a criança, na sua capacidade de controlar seu comportamento e experimentar suas habilidades. Assim como afirmam os teóricos da corrente histórico-cultural, o jogo é a atividade principal da criança da educação infantil, ou seja, é o mediador das principais aprendizagens que fazem parte do seu desenvolvimento.

Referências


PIMENTEL, Alessandra. Vygotsky: uma abordagem histórico-cultural da educação infantil. In. FORMOSINHO, Julia O; KISHIMOTO, Tizuko M.; PINAZZA, Mônica A. (ORGS). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007. 


ACADÊMICA

CRISTIANE DA SILVA

07/12/2014

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