domingo, 19 de outubro de 2014

Resenha do Artigo: Estratégias Metodológicas para o Ensino de Alunos Surdos

           Lendo o artigo Estratégias Metodológicas para o Ensino de Alunos Surdos, vemos que ser professor de alunos surdos exige do professor o desafio de entender e dominar 2 linguagens diferentes: além de atender a turma que rege e, para estes, passar o conhecimento necessário, é igualmente importante o esforço para integrar os alunos com deficiência auditiva da mesma forma neste processo. 

           O ato de lecionar qualquer assunto que seja, entretanto, exige do professor algo além de apenas fazer mímicas ou tentar expessar o que deseja ensinar através de um intérprete, sendo essencial para a fixação dos conteúdos que o professor tenha um planejamento adequado. Além disso, o professor pecisa dispor de recursos diversos que servirão para auxiliar este aluno a aprender verdadeiramente
o conteúdo ensinado. Estes recursos podem ser visuais, artísticos ou de qualquer tipo que auxilie a cumprir o intuito de complementar o uso de Libras e os recursos tradicionalmente utilizados no ensino aos alunos sem deficiência.

           Somente o conhecimento de Libras, entretanto, não basta para que um professor habituado ao ensino tradicional possa garantir o ensino de determinada matéria a um aluno surdo. Este professor precisa dispor de recursos visuais adicionais e de interação complementares à mímica e linguagem de sinais para que se tenha certeza de que os alunos irão absorver os conceitos necessários para o
aprendizado.

           Como forma de exemplificar isto, futuros professores de Biologia, em formação, foram desafiados a criar uma aula para alunos surdos, ensinando sobre o sistema digestório. A maioria destes se utilizou somente de mímica ou recursos visuais para o ensino, gerando planos de aula insuficientes para turmas que incluam alunos surdos. Um grupo, inclusive, uniu recursos visuais e mímica, utilizando de uma bola de papel e realizando um teatro para tentar transmitir, de forma prática e visual, o conteúdo em questão. Ainda assim, sem poder contar com o recurso da linguagem de sinais em complemento aos outros recursos, ainda seria uma aula sem garantia completa de que um aluno surdo fosse absorver corretamente o conteúdo. A partir da orientação que receberam da orientadora da turma, foram ajustando os seus planejamentos para que chegassem o mais perto possível de uma aula de sucesso.

           O professor deve, portanto se cercar de diferentes recursos para tornar mais eficientes suas aulas para turmas que contem com alunos surdos. Para se fixar conceitos e para que ocorra a memorização dos mesmos, as aulas devem ser ricas em recursos visuais e para que possam haver mais do que uma atividade a propor aos alunos a cada situação, desafiando-os e não deixando que percam o interesse nos assuntos apresentados. 

           O maior desafio em si é o de fazer com que toda turma se veja como igual, de modo que não existam nem persistam preconceitos referentes à limitação auditiva dos colegas e que, no fim, todos consigam se comunicar de forma eficiente, não havendo exclusões ou cisões no grande grupo.

ACADÊMICA

LUCINÉIA CAETANO

19/10/2014

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