quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Resenha do livro: Conversas sobre Educação, de Rubem Alves

 Rubem Alves, pedagogo, poeta, filosofo, cronista, contador de estórias, ensaísta, teólogo, escritor e psicanalista. Além disso, um dos intelectuais mais famoso e respeitado do Brasil. Capaz de desafiar seus leitores com seu estilo reflexivo, instigante e por vezes crítico, lançando olhares diferenciados sobre os temas de educação abordados tanto em escolas como em universidades.

Em seu livro: “Conversas sobre educação” por meio de suas crônicas faz as suas considerações sobre temas da educação de forma descontraída e bem humorada. Através de seus questionamentos desfaz conceitos e desafia principalmente os educadores a sonhar e formar seres humanos sonhadores, enquanto desenvolvem-se em sua plenitude.

No primeiro tema menciona um programa básico da educação para se construir um país melhor, baseado em sonhos e inteligência, pois segundo ele: “o sonho chama em seu socorro a inteligência. A inteligência é o poder que torna possível a realização dos sonhos”.

Na sequência a obra é dividida em cinco partes com títulos e subtítulos. A primeira parte trata sobre as crianças, suas curiosidades, perguntas inteligentes e provocativas de maneira abrangente sem focar em uma área, sempre ilustrando as reflexões com exemplos. Baseando-se na amplitude das perguntas das crianças, o autor faz críticas às restrições de professores que no decorrer de suas vidas profissionais se fecham somente em suas áreas de formação e os desafia a como as crianças alargarem seus horizontes.

Na segunda parte o autor traz o exemplo dos moluscos com sua flexibilidade e o espanto diante da perfeição de suas conchas construídas para sua própria proteção. Sobre a atitude de espanto cita que “Uma das tarefas mais alegres de um educador é provocar, nos seus alunos, a experiência do espanto. Um aluno espantado é um aluno pensante...”.

Nas duas partes seguintes, discorre sobre escolas, alunos, professores e pais, trazendo ilustrações como da cebola que “tudo começou num círculo interno mínimo. Em torno dele as outras camadas foram crescendo”. Assim também acontece com a aprendizagem, “aprender é fazer o corpo crescer por expansões sucessivas.” O importante neste crescimento do aluno que acontece gradativamente nas escolas até a universidade com o envolvimento de pais e professores é como no corpo da cebola não haver buracos.

Na quinta parte, Rubem Alves conclui sua obra fazendo abordagens sobre os conteúdos ensinados e a forma como são ensinados. Diferenciando os profissionais da educação que trabalham por profissão e os que trabalham por vocação. Trazendo presente seu desejo de transformação na maneira de educar, pois segundo ele: “educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu”. Expandindo assim o mundo do aluno que ficará mais rico interiormente e entenderá a razão pela qual vivemos “para ter alegria e para dar alegria. O milagre da educação acontece quando vemos um mundo que nunca se havia visto. Nesse sentido, a educação não tem fim, porque a vida é infinita”.

Assim, podemos afirmar que “Conversas sobre Educação” é um convite para um novo olhar diante da desafiadora missão de educar de forma diferenciada tendo presente que: “O que faz um educador é o amor pelas crianças; e o amor pelas crianças que teimam em viver mesmo naqueles que já cresceram. O amor é esperto: ele sempre acha um jeito de chegar até o lugar onde mora o objeto amado. É assim que acontece com os verdadeiros educadores: eles descobrem um jeito de chegar até as crianças”.

Diante das reflexões de Rubem Alves, resta a certeza que os educadores devem ser eternos pesquisadores de sua prática de ensino buscando refletir, analisar e transformá-la em uma prática que esteja cada vez mais próxima da realidade dos educandos, do seu desenvolvimento em plenitude como ser humano e de sua formação como agentes transformadores da sociedade onde estão inseridos.

ACADÊMICA
ERONITA TELLES ALVAREZ

08/10/2014

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