Rubem Alves, pedagogo, poeta, filosofo,
cronista, contador de estórias, ensaísta, teólogo, escritor e psicanalista.
Além disso, um dos intelectuais mais famoso e respeitado do Brasil. Capaz de
desafiar seus leitores com seu estilo reflexivo, instigante e por vezes
crítico, lançando olhares diferenciados sobre os temas de educação abordados
tanto em escolas como em universidades.
Em
seu livro: “Conversas sobre educação” por meio de suas crônicas faz as suas
considerações sobre temas da educação de forma descontraída e bem humorada.
Através de seus questionamentos desfaz conceitos e desafia principalmente os
educadores a sonhar e formar seres humanos sonhadores, enquanto desenvolvem-se
em sua plenitude.
No
primeiro tema menciona um programa básico da educação para se construir um país
melhor, baseado em sonhos e inteligência, pois segundo ele: “o sonho chama em seu socorro a inteligência.
A inteligência é o poder que torna possível a realização dos sonhos”.
Na
sequência a obra é dividida em cinco partes com títulos e subtítulos. A
primeira parte trata sobre as crianças, suas curiosidades, perguntas
inteligentes e provocativas de maneira abrangente sem focar em uma área, sempre
ilustrando as reflexões com exemplos. Baseando-se na amplitude das perguntas
das crianças, o autor faz críticas às restrições de professores que no decorrer
de suas vidas profissionais se fecham somente em suas áreas de formação e os
desafia a como as crianças alargarem seus horizontes.
Na
segunda parte o autor traz o exemplo dos moluscos com sua flexibilidade e o
espanto diante da perfeição de suas conchas construídas para sua própria
proteção. Sobre a atitude de espanto cita que “Uma das tarefas mais alegres de um educador é provocar, nos seus
alunos, a experiência do espanto. Um aluno espantado é um aluno pensante...”.
Nas
duas partes seguintes, discorre sobre escolas, alunos, professores e pais,
trazendo ilustrações como da cebola que “tudo
começou num círculo interno mínimo. Em torno dele as outras camadas foram
crescendo”. Assim também acontece com a aprendizagem, “aprender é fazer o corpo crescer por expansões sucessivas.” O
importante neste crescimento do aluno que acontece gradativamente nas escolas
até a universidade com o envolvimento de pais e professores é como no corpo da
cebola não haver buracos.
Na
quinta parte, Rubem Alves conclui sua obra fazendo abordagens sobre os
conteúdos ensinados e a forma como são ensinados. Diferenciando os
profissionais da educação que trabalham por profissão e os que trabalham por
vocação. Trazendo presente seu desejo de transformação na maneira de educar,
pois segundo ele: “educar é mostrar a
vida a quem ainda não a viu”. Expandindo assim o mundo do aluno que ficará
mais rico interiormente e entenderá a razão pela qual vivemos “para ter alegria e para dar alegria. O
milagre da educação acontece quando vemos um mundo que nunca se havia visto.
Nesse sentido, a educação não tem fim, porque a vida é infinita”.
Assim,
podemos afirmar que “Conversas sobre Educação” é um convite para um novo olhar diante
da desafiadora missão de educar de forma diferenciada tendo presente que: “O que faz um educador é o amor pelas crianças; e o
amor pelas crianças que teimam em viver mesmo naqueles que já cresceram. O amor
é esperto: ele sempre acha um jeito de chegar até o lugar onde mora o objeto
amado. É assim que acontece com os verdadeiros educadores: eles descobrem um
jeito de chegar até as crianças”.
Diante das reflexões de Rubem Alves, resta a
certeza que
os educadores devem ser eternos pesquisadores de sua prática de ensino buscando
refletir, analisar e transformá-la em uma prática que esteja cada vez mais
próxima da realidade dos educandos, do seu desenvolvimento em plenitude como
ser humano e de sua formação como agentes transformadores da sociedade onde
estão inseridos.
ACADÊMICA
ERONITA TELLES ALVAREZ
08/10/2014
08/10/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário