quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Resenha do capítulo 2 do livro: A prática reflexiva no ofício de professor. Profissionalização e razão pedagógica, do autor Philippe Perrenoud

            Durante este capítulo o autor nos convida a dialogar sobre o ato de refletir sobre nossas ações enquanto docentes, a buscar em nosso fazer orientações sobre o que está ou não contribuindo para o progresso da nossa prática.

            De forma ampla o texto nos questiona sobre a necessidade de aprender sobre reflexão, será que enquanto nos construímos professores, precisamos desse tipo de conhecimento que faz parte do ser humano em seu íntimo?

            O autor aponta a reflexão da prática como uma ferramenta importante para execução de qualquer tarefa em todas as profissões, no entanto, enfatiza o quanto essa prática é essencial ser desenvolvida e aprimorada pelo professor. A reflexão da prática pedagógica não pode servir para contribuir com o sentido de acomodação por parte do docente. Ela se encarrega de estimular os saberes já existentes em correlações com as experiências adquiridas com o passar do tempo. No entanto, as reflexões feitas a partir da rotina pré-estabelecida tendem a construir um ajuste pragmático ao fazer docente, ao invés de acrescentar saberes diferentes, acomoda as experiências e corrige as arestas, até que cada atitude se encaixe no contexto do cotidiano.

            Assim como para tantas outras situações, a grande desencadeante da prática reflexiva é a curiosidade, é a partir dela que o sujeito se motiva a buscar explicações, caminhos e alternativas mais eficazes para o desenvolvimento do trabalho. Da mesma forma, o clássico entrave para o crescimento auto reflexivo está na “preguiça mental”, ou acomodação intelectual, onde o sujeito interrompe sua busca ao primeiro sinal de um resultado, sem ir além.

Não é incomum professores desenvolverem grande saber intelectual e uma prática rica em experiências importantes, porém, da mesma forma, esses dois hemisférios não se encontram, não cruzam informações, pois na essência de sua formação este professor não foi ensinado a utilizar a prática reflexiva como ferramenta evolutiva e metodológica.

As ações reflexivas durante a prática docente tendem a compor o cenário vivido pelos professores de buscar ultrapassar os dilemas existentes nas salas de aula, dilemas criados no conflito entre as realidades e os programas pré-estabelecidos.


Através do treinamento constante de uma prática reflexiva tanto na vida profissional quanto pessoal, o professor, na verdade estará vislumbrando seu fazer docente de sentido e significado que aponta aos dilemas do cotidiano, ações concretas que impõe significado ao que se busca ensinar e aprender.

Referência bibliográfica: Perrenoud, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor. Profissionalização e razão pedagógica – Saber refletir sobre a própria prática: objetivo central da formação dos professores? - Editora Artmed 2002. Páginas 47 a 70.

ACADÊMICAS
SANDRA ANAELISE DA SILVEIRA
LUCINÉIA CAETANO

09/10/2014

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